Especialidades – Biomateriais
Descrição do produto
A cerâmica é uma matéria inorgânica não metálica, elaborada artificialmente, partindo de misturas de minerais em pó dentro de uma argamassa, conseguindo uma suspensão liquida. A temperatura e pressão são alteradas para realizar o processo chamado sinterização.
Basicamente, sinterização é um processo físico, termicamente ativado, que faz com que um conjunto de partículas, inicialmente em contato, adquiram resistência mecânica.
Dentre as cerâmicas, se distinguem as cerâmicas técnicas que diferem das cerâmicas artesanais ao serem elaboradas de forma industrial onde se controlam as composições das misturas e as etapas de sinterização.
O TCH é elaborado com um pó obtido por precipitação química. Este pó é misturado com água e com um agente poroso. Uma sinterização de 1200 graus centígrados permite uma solidificação da suspensão por sublimação do agente poroso e fusão parcial dos cristais. A utilidade do agente poroso é a obtenção de poros interconectados de dimensões controladas.
A macroporosidade do TCH é feita para conseguir uma colonização óssea ótima (entre 200 e 500 micra). A interconectividade dos poros permite um crescimento ósseo que se realiza por penetração progressiva da periferia ao centro do implante.
O TCH é uma mistura de dois fosfatos de cálcio. No pH do organismo, o fosfato tricálcico beta (TCP), é muito solúvel e libera íons de cálcio e íons de fosfato que podem promover a osteogênese. De fato, íons cálcio são encarados em alguns mecanismos, como precursores da diferenciação das células osteo geradoras em células ósseas. Por outro lado, a saturação dos íons encoraja a precipitação de micro cristais de fosfato de cálcio. Estes cristais são centros de nucleação para a osteo gênese. O TCP é considerado altamente bioativo.